Marianne North, a Pop de Hastings

06.10.2015

Pessoas desbravadoras me inspiram e impulsionam. Georgia O´Keeffe, Albert Schweitzer, Cheryl Strayed, entre muitos outros, não só compõem a minha literatura de cabeceira, mas recorro a elas continuamente quando os obstáculos cotidianos levam à estagnação e às dúvidas.

 

Marianne North, até então uma ilustre desconhecida, “revelou-se” por intermédio de uma edição belíssima do livro A viagem ao Brasil de Marianne North, 1872-1873, escrito por Julio Bandeira (Editora Sextante). 

 

North nasceu na Inglaterra no dia 24 de outubro, e aos 25 anos de idade decidiu que jamais se casaria ou teria filhos, tornando-se a ‘lady’ solteira de Hastings. Após a morte do pai, deu início a longos períodos de viagem imbuída por sua paixão pela botânica. Sendo assim, atravessou oito vezes o Atlântico e duas vezes o Índico e o Pacífico. North conheceu muitas figuras ilustres, entre elas, Charles Darwin. Segundo consta ele a incentivou a conhecer a África e a Oceania de forma a contar com maior variedade de espécies retratadas. 

 

North, ou Pop, como era conhecida em função de seu espírito inquieto, viajou ao longo de quatorze anos visitando sucessivamente a América do Sul, Ásia, Índia, Japão, Oceania, Tasmânia e Nova Zelândia. Segundo Pop “Desde muito acalentava o sonho de partir para algum país tropical e pintar sua vegetação peculiar em meio à natureza abundante e luxuriante”. No entanto, a extensão da viagem foi encurtada em função de debilitações físicas que a fizeram desistir do último trecho no México, e retornar para a Inglaterra. De volta ao seu país de origem, criou uma galeria e posteriormente dedicou-se a vida no campo e ao seu jardim, “Encontrei o lugar perfeito para o que desejava, com meu jardim tornando-se famoso entre aqueles que amam as plantas (..) Nenhuma vida é tão encantadora quanto aquela no campo inglês, e nenhuma flor é mais suave ou mais adorável que as prímulas, jacintos e violetas, todas crescendo em abundância à minha volta”.

 

Marianne morreu aos 59 anos no dia 30 de agosto de 1890. 

 

 

 


 

Please reload

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • YouTube Clean
  • RSS Clean
Desenvolvido por
Mariana Menezes Design Floral &  Ufa!Design